quarta-feira, 28 de outubro de 2015

O Primeiro Capítulo

Ambiguidade - Primeiro Capítulo
O primeiro milagre - onde tudo aconteceu

  Para moradores de Salvador é fácil situar-se diante da saída da Estação da Lapa ao lado do Colégio Central, no entanto, para quem não conhece a cidade com certeza levará para a sua imaginação algo que pode não retratar a realidade. Dessa forma, tomei a iniciativa de buscar imagens a partir do Google Street View para ambientar algumas cenas descritas em meu livro. A primeira, ocorre em meio a camelôs na saída da Estação da Lapa onde um senhor cego começa a ouvir passos se aproximando dele e se arrisca a pedir uma esmola.
Pátio de saída da Estação da Lapa, do lado esquerdo se vê o Colégio Central
   A partir da foto acima, pode-se imaginar que abaixo dos toldos, situados atrás dos pontos de ônibus poderia estar o velho cego, e vindo em sua direção o jovem que lhe deu as moedas, consentindo com a vida vivida por aquele senhor e seguindo sua caminhada à esquerda, em direção ao Campo da Pólvora. Logo depois esse cego sentirá que um milagre aconteceu, ele volta a enxergar e é questionado pelos camelôs como sendo uma fraude.
Avenida Joana Angélica sentido Campo da Pólvora - do lado direito o gradil do Colégio Central
   Num trecho mais adiante o jovem personagem que ofereceu as moedas pressente que uma senhora seria assaltada, tendo sua corrente puxada por um menino de rua que parte em fuga, fazendo com que o jovem corra atrás dele por essa avenida e por entre os pedestres até dobrar uma esquina à direita mais adiante, quando o menino se cansa e o ameaça com uma pedra.
   Somente quem tem o hábito de passar por essa região sabe que a imitação retratada no livro transmite uma sensação de realidade de estar passando por este local. A sensação que tive ao escrever, foi de visualizar cada detalhe, cada esquina e buraco na calçada e tenho a certeza que os leitores também tiveram a mesma sensação.
  Aos poucos continuarei na sequência de relatos com imagens de locais que são retratados no livro e podem aguçar a imaginação dos leitores ao visualizar uma imagem ao que foi escrito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário